sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Repercussões da censura do Facebook a nomes indígenas!!!!



Usar nome "Guarani Kaiwoá" estaria sendo proibido pelo Facebook
Usuários afirmam que a rede social começou a exigir a retirada dos nomes indígenas dos perfis
Por Renan Hamann em 11 de Janeiro de 2013

Desde outubro de 2012, tornou-se comum encontrar usuários no Facebook que alteravam seus nomes na rede social para que o sobrenome mostrado fosse “Guarani Kaiwoá”. Isso aconteceu em manifestação a favor de indígenas que seriam expulsos de terras no Mato Grosso do Sul. Mas agora há relatos de que o Facebook estaria pedindo para que os usuários retirem o nome de seus perfis.
Ao contrário do que acontecia com o Orkut, o Facebook pede para que os usuários deixem seus nomes reais como principal forma de identificação — permitindo apenas apelidos que derivem diretamente dos nomes, como Edu, Beto ou Bia. Quem relatou o problema foi Vânia Carvalho do blog Portal de Agroecologia da Amazônia. Nos comentários, outros usuários relataram o mesmo que ela.

Facebook bloqueia uso de Guarani-Kaiowá no sobrenome de usuários
Membros da rede aderiram o nome indígena como forma de manifestar apoio à aldeia homônima, que em 2012 chamou atenção do público por luta contra fazendeiros
Desde segunda-feira (7/1), o Facebook passou a banir o uso do termo "Guarani-Kaiowá" no perfil dos usuários da rede. As informações são de Vânia Carvalho, um dos membros da rede que foi obrigada a apagar o nome alternativo do seu perfil, sob o risco de ter a conta suspensa.
"Me sentia feliz e orgulhosa em assinar o nome Vânia Carvalho Guarani Kaiowá Munduruku Awá no Facebook, uma forma de, publicamente, declarar o apoio aos Povos Indígenas, de demonstrar a indignação com o massacre diário que essas populações vem sofrendo", disse a usuária, em um post no blog Portal de Agroecologia da Amazônia. "O Facebook está impedindo as pessoas de permanecerem com sobrenomes indígenas, embora aceite nomes como 'bolinha', 'machão', 'fofinha'", completa.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/01/09/facebook-bloqueia-uso-de-guarani-kaiowa-no-sobrenome-de-usuarios/

Etnocentrismo no Facebook?




Internautas com perfis no Facebook que usam em seus nomes os termos Guarani Kaiowá são obrigados a retira-los com pena de perder seus perfis. Para começar os administradores do facebook alegam que o usuário deve utilizar o seu nome verdadeiro. Entretanto, até onde sei, o facebook não exige o RG ou qualquer documento de identificação legitima do usuário, logo como eles podem afirmar que não possuo em meu nome o Guarani Kaiowá? Seriam os administradores de tal rede portadores de poderes paranormais? Sem falar que vejo milhares de usuários utilizando pseudônimos e sobrenomes com o nome de suas empresas ou profissão e desde o começo do ano a rede social passou a dar "um limpa" em quem utiliza o nome da tribo de índio que exige o direito oficial às suas terras, desafiando os Senhores e Senhoras do Agronegócio.

BRASIL NÃO É QUINTAL DO FACEBOOK - http://paginatres.blogspot.com.br/

“Sou Vânia Carvalho Guarani Kaiowá Munduruku Awá”- No Blog http://racismoambiental.net.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário