Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Contra os agrotóxicos, em defesa da vida

As diversas redes e movimentos sociais reunidos no Encontro Nacional de Diálogos e Convergências – agroecologia, saúde, justiça ambiental, soberania alimentar, economia solidária e feminismo, entre os dias 26 e 29 de setembro, em Salvador (BA), vêm, por meio desta moção, denunciar os danos à saúde e ao meio-ambiente causados pelos agrotóxicos.
Diante desses problemas, exigimos:
  1. punição dos mandantes e assassinos do ambientalista e líder comunitário Zé Maria do Tomé, que deu sua vida na luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi (CE);
  2. A retirada imediata da isenção de impostos sobre a produção e comercialização de agrotóxicos, e determinar a taxação máxima, assim como ocorre com cigarros e bebidas alcoólicas;
  3. Que os recursos provenientes destes impostos sejam destinados aofinanciamento do Sistema Único de Saúde e a políticas públicas de fortalecimento à agroecologia;
  4. proibição da pulverização aérea de agrotóxicos em todo o território brasileiro;
  5. proibição das propagandas de agrotóxicos nos meios de comunicação;
  6. Acesso à informação por meio de rotulagem que informe sobre a presença de agrotóxicos nos alimentos;
  7. A proibição, no Brasil, de agrotóxicos já banidos em outros países;
  8. Proibição imediata da fabricação, importação e comercialização de todos os produtos sendo reavaliados pela ANVISA e o cumprimento imediato da determinação da ANVISA (RDC 10/2008 E 01/2011), que bane o uso do venenoMetamidófos.
Salvador, 29 de setembro de 2011
http://dialogoseconvergencias.org/mocoes-de-repudio/contra-os-agrotoxicos-em-defesa-da-vida?view=true
_______________________________________________________________________

Por Trás das Marcas é parte da Campanha Cresça, da Oxfam, que busca construir um mundo em que todas as pessoas tenham comida suficiente para se alimentar bem. Hoje, cerca de 1 a cada 8 pessoas no planeta passa fome. Infelizmente, a maior parte dessas pessoas é composta por produtores ou trabalhadores rurais que trabalham para produzir alimentos e suprir a demanda mundial por comida - mas não tem nem mesmo como alimentar a suas famílias. No entanto, produzimos alimentos em quantidade suficiente para todo mundo. Isso é um absurdo, mas nossa geração pode acabar com essa enorme injustiça.
As maiores indústrias de alimentos e bebidas do mundo têm enorme influência sobre o sistema de produção e distribuição de alimentos. Por isso, as políticas dessas empresas determinam como os alimentos são produzidos, a maneira como os recursos são usados e em que medida os benefícios chegam aos milhões de marginalizados na base de suas cadeias de fornecimento.

A campanha Por Trás das Marcas, da Oxfam, quer levar às pessoas que compram e consomem esses produtos as informações necessárias para exigir que as 10 Grandes empresas se responsabilizem pelo que acontece em suas cadeias de fornecimento. Ao montar um ranking de avaliação totalmente baseado em informações públicas sobre as políticas dessas empresas, fizemos a seguinte pergunta: “O que elas estão fazendo para combater as desigualdades no campo?

AS EMPRESAS

O Ranking Por Trás das Marcas analisa as políticas de compras de matérias-primas das dez maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. Ele traz informações divulgadas publicamente que revelam as políticas dessas empresas para seu abastecimento de commodities agrícolas vindas dos países em desenvolvimento.

Baseamos nossa seleção nas empresas com as maiores receitas totais, bem como na posição que ocupam na classificação da edição anual da revista Forbes, que as avalia com base em faturamento, patrimônio, lucros e valor de mercado.

As 10 empresas avaliadas no Ranking (por ordem de tamanho) são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário