quarta-feira, 30 de novembro de 2016

II Semana Nacional de Mobilização no Combate aos Impactos causados pelos Agrotóxicos


Resultado de imagem para II Semana Nacional de Mobilização no Combate aos Impactos causados pelos Agrotóxicos

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, coordenado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e integrado por órgãos públicos, promove no período de 28 de novembro a 3 de dezembro a “II Semana Nacional de Mobilização no Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos”, que terá atividades em sete municípios do Estado do Pará, com rodas de conversa e ações de conscientização da comunidade.

Os promotores de Justiça Fabia de Melo-Fournier e Nilton Gurjão das Chagas, coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Cível (CAOC) e do Meio Ambiente (CAOMA), respectivamente, juntamente com os promotores de Justiça dos municípios de Altamira, Belém, Abaetetuba, Bragança, Castanhal, Moju e Paragominas participam da semana de mobilização.
As atividades da Semana de Mobilização serão coordenadas pelas Comissões Temáticas do Fórum Estadual e por Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado. As Comissões Temáticas são: análise e rastreabilidade; agroecologia e produção orgânica; fiscalização; impactos à saúde; impactos ao meio ambiente; e pesquisa e extensão.
Participam das atividades 29 instituições federais, estaduais e municipais, das áreas de pesquisa, fiscalização ambiental, extensão, educação e parceiros. Todos estarão mobilizados com ações de comando e controle, atividades pedagógicas, círculos de debates e palestra para alertar a população paraense dos impactos causados pelos agrotóxicos.

Com o surgimento do Fórum em novembro de 2014, preocupações relacionadas ao efeito dos agrotóxicos na natureza e na saúde humana tiveram muitos avanços:
- O Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) recebeu novos equipamentos para detectar agrotóxicos nos alimentos. 
- Parcerias de pesquisa entre membros, o Instituto Evandro Chagas - Seção de Meio Ambiente e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) iniciaram investigações decorrentes a danos na saúde dos trabalhadores do campo;
- E a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou o primeiro curso de capacitação para notificação de pessoas contaminadas ou suspeitas de contaminação de agrotóxico.

Outro ponto significativo depois do surgimento do Fórum foi o aumento da fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que disponibilizou dados impressionantes como em Concórdia do Pará e São Felix do Xingu representando 8% de infrações relacionadas aos agrotóxicos, seguido por Castanhal com 13% e Santarém com 20%. O Ibama também disponibilizou que entre os anos de 2009 e 2014 o total de vendas de agrotóxicos e afins no Estado do Pará totalizou mais de 18 mil de toneladas de ingredientes ativos.
AGROECOLOGIA  É A SAÍDA
A Semana Nacional de Mobilização de combate aos Impactos causados pelos Agrotóxicos terá a temática de Agroecologia, uma forma de produção de alimentos agrícolas sem o uso de veneno. No Pará existem assentamentos e acampamentos de agricultores que já produzem alimentos sem uso de agrotóxicos.

Programação

A abertura do evento será às 9h do dia 28 de novembro no auditório Nathanel Farias Leitão, localizado no prédio sede do MPPA. No mesmo horário em Bragança, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), ocorre roda de conversa sobre as experiências na área de extensão rural com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Na terça-feira (29), alunos de escolas no entorno do prédio do MPPA na Cidade Velha serão recebidos no auditório da instituição, às 9h, para uma roda de conversa que vai abordar o uso de agrotóxicos. Ao mesmo tempo em Castanhal, no Núcleo de Estudos em Agroecologia da IFPA, serão debatidos os impactos do agrotóxico na saúde e no processo produtivo. Enquanto isso, em Altamira, no horário de 8h às 17h, haverá recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que podem ser entregues no Parque de Exposição Agropecuária Antônio Inácio de Lucena (Rodovia Ernesto Acioly, s/n, Bairro Colina)

No terceiro dia de atividades a Comissão de Agroecologia fará em Belém uma roda de conversa, de 9h às 12h30, sobre o tema “Agroecologia”, no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Nesse mesmo horário será realizado no assentamento “João Batista”, em Castanhal, roda de conversa sobre agroecologia e impactos dos agrotóxicos na saúde. À tarde, em Paragominas, está programado o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos na vila Paragonorte (em frente à caixa dágua), localizada na estrada da Maritaca a 80 km da BR-010.

Na quinta-feira a II Semana de Mobilização terá atividade às 9h no município de Abaetetuba, com a plenária do Fórum de Educação no Campo, com temática de adesão ao combate aos impactos causados pelos agrotóxicos.

Em Moju, na sexta-feira (2), no território Quilombola Jamboaçu, haverá roda de conversa sobre os impactos da monocultura de dendê às 15 comunidades da área do quilombola. Ao mesmo tempo, em Bragança, ocorre visita a duas comunidades com maiores índices de uso de agrotóxicos para Informar e sensibilizar sobre seus efeitos nocivos.

No sábado, último dia da semana de mobilização, as instituições que compõem o Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos e seus parceiros estarão na praça Batista Campos no horário de 9h às 12h com atividades educativas e de conscientização quanto ao uso de agrotóxicos. Em Bragança haverá no mesmo horário Mobilização na Feira da Agricultura Familiar com Banner e cartazes e panfletagem com os agricultores e consumidores.

Acompanhe toda a programação AQUI e participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário