terça-feira, 25 de novembro de 2014

Puxirum agroecológico, convergências para a agroecologia na Amazônia



Puxirum agroecológico. Foi assim o clima da reunião de avaliação e planejamento da Ana Amazônia, coletivo de organizações e redes da Amazônia, participantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA): APA-TO (ALTERNATIVAS PARA A PEQUENA AGRICULTURA NO TOCANTINS), Rede Cerrado Sociobiodiversidade, Associação Agroecológica Tijupá, Ong FASECeapac,Sttr-stm Santarém, Apacc Cametá, Idesam, Mmnepa Mmnepa, Rede de Mulheres Rurais da Amazônia, entre outras. Tivemos um convidado especial,do Grupo Para Consumo Agroecológico (GRUCA) que vem atuando com camponeses de assentamentos do MST da região metropolitana de Belém, que produzem alimentos orgânicos. 
Foi debatida a conjuntura política da Amazônia, os impactos socioambientais do avanço do agronegócio, pecuária, monoculturas de soja, dendê, grandes obras de infraestrutura como hidrelétricas, que trazem o sempre crescente desmatamento, a poluição por agrotóxicos, que ameaçam os 'povos da floresta', agroextrativistas, quilombolas, povos indígenas e o avanço da agroecologia na Amazônia. 
A ANA AMAZÔNIA quer ampliar sua atuação nas comunidades e fóruns regionais e nacionais num 'Puxirum agroecológico' de convergências para o fortalecimento da agricultura familiar, contra os agrotóxicos, pela vida. Ampliação de políticas públicas apropriadas a produção agroecológica e agroflorestal na Amazônia, formação de comitês contra os agrotóxicos e pela vida, intercâmbios, divulgação de experiências agroecológicas das comunidades, ampliação da relação com a academia, estão entre as principais ações. Em breve mais informações... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário