quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Um Fundo diferente...Fundo Dema "Somos A Floresta"



O FUNDO DEMA apoia projetos coletivos de associações comunitárias de camponeses, agroextrativistas, povos indígenas, comunidades quilombolas no Estado do Pará. 
É um fundo diferente porque surge (2003) pela ação dos movimentos sociais da Região da Rodovia Transamazônica, no oeste paraense contra o desmatamento e pelo agroextrativismo sustentável dos Povos da Floresta.
Origem: Grande quantidade de toras de mogno extraídas ilegalmente de Altamira foram embargadas no início de 2000 pelo IBAMA pela denúncia das organizações da região. Após pressões dos movimentos sociais o Governo Brasileiro cedeu a madeira que estava se deteriorando no rio Xingu destinando o seu valor para projetos socioambientais, pacto feito entre os movimentos sociais e o IBAMA no dia internacional do meio ambiente em 2003. A FASE foi indicada pelas organizações para gerir os recursos da venda da madeira e manter sua cobertura jurídica e administrativa.

O nome do Fundo Dema é em homenagem a liderança dos movimentos sociais de Altamira/Transamazônica, o “Dema”, assassinado em 2000 como consequência da sua luta em prol dos Direitos dos Povos da Floresta. 

O Fundo Dema delibera a partir de consenso de um conjunto de representantes de organizações indicados nas comunidades e que formam os coletivos de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário