domingo, 2 de junho de 2013

Artesanato Munduruku Uma homenagem ao Fundo Dema -10 Anos de luta e resistência por justiça ambiental na Amazônia Paraense


Centro de Artesanato Munduruku
Uma homenagem ao Fundo Dema - 10 Anos de luta e resistência por justiça ambiental na Amazônia Paraense
Em 2007, no Edital VI do Fundo Dema Fiduciário foi aprovado o projeto "Centro de Artesanato da Aldeia Indígena Praia do Índio". O Fundo Dema apoiou a construção do centro de artesanato, com aquisição de equipamentos para trabalho na cerâmica, cestaria, bijuteria e etiquetas assim como a extensão do galpão de trabalho e construção de ponto de venda. O projeto se tornou uma alternativa de renda para os jovens das aldeias indígenas Praia do Índio e Sawre, resgatando a cultura Munduruku e seu saber no uso da matéria prima do extrativismo florestal de maneira sustentável.
A Aldeia Praia do Índio fica a 5 Km da zona urbana de Itaituba-Pará. Habitada desde 1960 por indígenas Munduruku (105 pessoas de 22 famílias - dados de 2007). 
A terra não é oficialmente homologada (28 hectares). A Aldeia Sawré está a 43 Km distante de Itaituba. É uma propriedade privada de 100 hectares para 6 famílias (31 pessoas), parentes da comunidade Praia do Índio.
O projeto foi uma iniciativa da Associação dos Filhos de Itaituba (ASFITA), com o apoio do Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163 Pará, Associação Indígena PAHYHY'P Munduruku e FUNAI-Administração Executiva Regional de Itaituba. 
Agradecimento ao Pe. Arno Miguel Longo e ao Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED).
Resultados:
Melhoria da qualidade da produção e geração de renda para os artesãos. Além disso, o Centro de Artesananato Munduruku suscitou vocações ao artesanato e propiciou um resgate da cultura indígena entre os jovens que atualmente frequentam as atividades de produção e pintura em cerâmica. Cerca de 25 a 30 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos trabalham em diferentes etapas da produção artesanal. 
A produção vem sendo comercializada diretamente no Centro de Artesanato em Itaituba e também é vendida para outros pontos de comercialização, como lojas de Santarém e Belém. 
A participação em feiras e outras atividades tem propiciado uma boa divulgação do Centro de Artesanato aumentando número de encomendas e possibilidades de comercialização.
No início de julho de 2013 estarão em Belém do Pará, no Hangar.
Itaituba - Pará
Fonte: SIPMAS - Sistema de Informação, Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização do Fundo Dema- Banco de Projetos (BAP)
Música: Daniel Namkhay- "O Rio é um canto sem palavras"
Vídeo: Vânia Carvalho (educadora da FASE-Programa Amazônia/Fundo Dema

2 comentários:

  1. Maravilhoso! Temos que continuar a luta pela salva-guarda da nossa floresta! Eh a maior riqueza que possuimos e mesmo o mundo! O resto, é soh lixo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, estamos juntos, o campo e a cidade, na luta pelos povos da floresta

    ResponderExcluir