Publicado em 28/06/2012 por futuroroubado
Pesquisadora de Nova Délhi participou do seminário sobre segurança alimentar
A agroecologia é a saída para garantir a segurança alimentar do planeta. Este foi o recado que a física e ativista ambiental Vandana Shiva deu na Cúpula dos Povos, hoje pela manhã. Ela participou do seminário sobre segurança alimentar e transgênicos promovido pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em sua fala, Vandana foi enfática ao dizer que os mecanismos científicos de produção de alimentos estão defasados.
— Os antigos mecanismos da ciência são como um dinossauro. Temos que ter um olhar que valorize os modos de produção tradicionais. A agroecologia tem os recursos e o mundo está acordando para isso — disse Vandana, que há mais de 40 anos é ativista ambiental.
Em sua fala, ela não poupou críticas às empresas que produzem sementes transgênicas. Disse que as grandes corporações que produzem o insumo se valem de um "rótulo de cientificidade", mas na verdade não fazem ciência, "usam uma tecnologia rudimentar".
Diretora do Research Foundation for Science, Technology, and Ecology, em Nova Delhi, ela se dedica a colocar a pesquisa a serviço dos movimentos populares e rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário