terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Trabalhadores atingidos por Belo Monte unificam a luta


No último sábado (4/02) representantes de pescadores, oleiros e dos carroceiros decidiram trabalhar juntos na luta contra Belo Monte e pelos direitos. A reunião foi organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens e os participantes construíram uma pauta unificada de luta. São milhares de trabalhadores, a maioria com subsistência diretamente vinculada ao rio, que estão insatisfeitos e revoltados com o descaso e a prepotência da Norte Energia, que “não dá solução para nada”, como dizem.
Eles reclamam principalmente das inundações ocasionadas pelo trancamento do rio para a construção das ensecadeiras. “Estamos vivendo um momento difícil com essas cheias, desde meados de janeiro as águas nos atrapalham. A gente sabe diferenciar a cheia normal do rio e essa que aconteceu de repente. Eles estão construindo a barragem de qualquer jeito. A empresa fala da recomposição de nossas atividades, diz que os projetos estão prontos, mas nós nunca vimos nem conhecemos esses projetos”, afirmou a representante dos oleiros.
Raimundo de Braga, pescador, explicou que a sua atividade já está prejudicada. Segundo ele, essa cheia que fez a água subir rápido demais e permanecer por período maior espanta os peixes. “Se o rio fica cheio assim por um mês e meio as árvores das ilhas morrem, os frutos acabam. Sem alimento, os peixes somem. As pedras onde tiramos iscas estão inundadas. Pesco há quinze anos e nunca vi uma situação assim” denuncia.
A maioria dos pescadores discordam do plano da empresa: “A empresa quer criatório, criar peixe em tanque-rede para nós não resolve. Vamos ter gastos com os tanques, ração, o cuidado... Na natureza é diferente, a gente vai e pesca, e a variedade é grande. Eles querem criar tambaqui. Imagine o que é três mil pescadores criar tambaqui. Como vamos vender?”, questiona seu Raimundo.
Os carroceiros também estão indignados com a Norte Energia e a Prefeitura de Altamira, que, segundo eles, não quer regularizar a profissão. “Entramos com pedido de emplacamento das nossas carroças e queremos definição de ruas onde a gente possa trafegar, mas não deram nem resposta. Eles querem acabar com o trabalho de 130 carroceiros, pais de família e isso não aceitaremos”, declarou um deles.
Fabiano Vitoriano, da coordenação do Movimento avalia que o momento é extremamente importante para a unidade dentro do específico de cada categoria. “Cada um tem sua pauta, mas a luta é a mesma. Belo Monte está aí e os trabalhadores deverão se unir para enfrentar toda essa pressão das empresas”, declarou Fabiano.

2 comentários:

  1. Torço para que realmente a luta continue e a insanidade seja vencida pela organização d@s trabalhadoras e trabalhadores. Belo Monte que foi um projeto da ditadura militar, hoje representa a submissão do PT, de Lula e Dilma, a oligarquia Sarney, que controla a produção de energia no Brasil, assim como submissão as empreiteiras, maiores financiadoras de campanha política. Movimentos sociais, partidos políticos e seus lideres, outroras contrários a construção da barragem, hoje descaradamente desfilam alegremente com o adesivo da "Morte Energia" colados na testa, assim como rezam o mesmo discurso do "desenvolvimento" usado antigamente por uma elite que juramos combater.
    Xingu Vivo Para Sempre!!!
    Belo Monte não Passará!!!
    Dilma, tire suas mãos criminosas do Xingu!!! Leve sua sanha assassina para fora da Amazônia.

    Saudações.

    Marquinho Mota.
    Comitê Xingu Vivo - Belém/PA

    ResponderExcluir
  2. PS.Fabiano Vitoriano, os "trabalhadores deverão se unir para enfrentar toda essa pressão das empresas”, e principalmente do Governo federal que é quem ajudado a desestruturar toda a organização de resistência existente nos locais ameaçados pelas barragens, mandando para área, inclusive, pessoas ligadas ao PT e travestidas de movimentos sociais, para dividir os movimentos locais e com isso enfraquecerem a luta. Hoje o nosso principal inimigo na luta contra as barragens chama-se PAC. As empresas só estão lá por que o governo de Dilma, e suas dívidas des de campanha, assim desejam.
    Saudações da Luta!
    Marquinho Mota
    Comitê Xingu Vivo - Belém/PA

    ResponderExcluir