sábado, 13 de setembro de 2014

Alimentação adequada e saudável - Revista Agriculturas: Próxima chamada por artigos

Prazo para recepção dos artigos: 15/10/2014
Veja as instruções para elaboração de artigos:
http://goo.gl/FQKwco

Foto: Revista Agriculturas - Próxima chamada por artigos
V11, N4 – Alimentação adequada e saudável

Controlado por um reduzido grupo de transnacionais, o moderno sistema agroalimentar caracteriza-se pela intensa artificialização e padronização dos processos que encadeiam a produção ao consumo. Do lado da produção, o modelo tecnológico que se afirmou com a Revolução Verde tornou a agricultura cada vez mais dependente de insumos industriais e energias não renováveis, bem como propiciou o avanço das monoculturas, representando uma enorme ameaça à agrobiodiversidade. Do lado do consumo, a indústria alimentar e as grandes redes de varejo priorizam a oferta de produtos ultraprocessados de baixo valor nutricional e impõem crescentes bloqueios à capacidade de decisão dos cidadãos sobre sua própria alimentação.

Além de não ter vencido o histórico desafio de erradicação da fome e das carências nutricionais, esse modelo tem contribuído para o aumento das doenças crônicas causadas pelas práticas alimentares inadequadas.

Na contracorrente, ricas experiências sociais disseminam-se no mundo todo como uma expressão da luta pelo direito humano à alimentação. Entre outros aspectos, elas ressaltam os estreitos vínculos existentes entre a revalorização da sociobiodiversidade e a promoção da alimentação adequada e saudável. Dessa forma, colocam em xeque o paradigma do nutricionismo, que valoriza exclusivamente os nutrientes em detrimento dos alimentos propriamente ditos e concebe o comer com um ato individualizado e estritamente biológico, desprovido de valores culturais, econômicos e sociais.

A edição V. 11, N.4 da Revista Agriculturas divulgará experiências significativas que evidenciam a íntima relação entre a alimentação de qualidade e as práticas de produção e distribuição de alimentos que revalorizam a sociobiodiversidade.

Prazo para recepção dos artigos: 15/10/2014
Veja as instruções para elaboração de artigos:
http://goo.gl/FQKwco





Nenhum comentário:

Postar um comentário