sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fórum da ONU destaca contribuição das florestas para a segurança alimentar e nutricional


Foto:FAO
Animais e árvores encontrados nas florestas podem desempenhar um papel crucial na melhoria da segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em meio a um evento esta semana sobre o tema.
As florestas cobrem cerca de um terço do planeta e fornecem uma variedade incalculável de benefícios sociais, econômicos e ambientais. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas — incluindo mais de 2 mil culturas indígenas — dependem das florestas para sua subsistência. Elas também são fonte de três quartos da água doce da Terra, ajudam a regular o impacto de tempestades e inundações e armazenam carbono da atmosfera. Além disso, mais de 3 bilhões de pessoas dependem das florestas para pegar lenha para cozinhar e se aquecer.
A Conferência Internacional sobre Florestas para a Segurança Alimentar e Nutricional, que está sendo realizada na sede da FAO em Roma entre os dias 13 e 15 de maio, reúne políticos, cientistas, representantes dos setores privados, agências da ONU, organizações não governamentais e grupos comunitários, agricultores e indígenas. O objetivo é estimular a conscientização e o entendimento sobre as muitas maneiras de contribuição das florestas para a segurança alimentar, especialmente nos países em desenvolvimento.
“Se você conversar com o público em geral sobre as florestas, eles pensam sobre a construção de casas e móveis e talvez recreação. Mas eles não as associam primeiramente com fontes alimentares”, disse Eva Muller, diretora da Divisão de Economia, Políticas e Produtos Florestais da FAO.
Muller ressaltou que as florestas contribuem para a segurança alimentar de diversas maneiras. Eles são uma fonte de “alimentos da floresta”, que incluem frutas, folhas, sementes e cogumelos, bem como os animais selvagens e insetos.
“Estes geralmente não são os principais alimentos das pessoas, mas são um complemento muito importante para dietas, porque eles são muito nutritivos e adicionam minerais e vitaminas. Além disso, os insetos e os animais selvagens fornecem proteína para muitas pessoas que vivem dentro e ao redor das florestas”, disse.
As florestas e as árvores também proporcionam renda em muitas áreas rurais e são a base de pequenas empresas, observou a funcionária da FAO. Muitas vezes, as mulheres recolhem produtos das florestas e vendem no mercado para gerar uma renda adicional que pode ajudar a pagar os alimentos consumidos por suas famílias, além de custos escolares e roupas para os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário