Evento debate agroecologia, geração de renda e segurança alimentar
O que está sendo feito para recuperar áreas que foram destruídas por ações do homem? Como ganhar dinheiro com agricultura sem destruir a floresta? E nossa alimentação, é segura? Questões como essas serão discutidas em uma conferência que acontece no dia 15 de fevereiro, às 9h, no auditório do Centro de Capacitação da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento debate alternativas para recuperação de áreas degradadas, segurança alimentar e geração de renda. A entrada é gratuita.
A palestra “Sistemas agroflorestais em bases agroecológicas: alternativa para recuperação de áreas degradadas, segurança alimentar e geração de renda” faz parte da rede da Associação Brasileira de Agroecologia e Agricultura Familiar e será ministrada pelo professor Milton Parron Padovan, pesquisador da Embrapa do Oeste do Mato Grosso do Sul. Ele expõe o resultado de sua pesquisa sobre sistemas agroflorestais, na busca por alternativas de melhoria da renda familiar e segurança.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a segurança alimentar consiste no direito de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente, aliado a práticas de produção, transporte e armazenamento de alimentos que tragam benefícios à saúde e sejam sustentáveis do ponto de vista ambiental, cultural, econômico e social.
Para o coordenador do evento, Luis Mauro Silva, o foco central é a agricultura familiar, sendo um debate importante para quem estuda Ciências Agrárias, Economia e Ciências Sociais. "É um tema estratégico como política pública nacional. O Milton Padovan vai abordar a agroecologia e a agricultura orgânica, uma discussão em prol da contribuição para uma agricultura mais sustentável", ressalta.
O evento é uma realização do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA) e Especialização DAZ, em cooperação interinstitucional do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA com a Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa/Oeste do Mato Grosso do Sul.
"Essa questão da economia e segurança alimentar é um debate aquecido nacionalmente. Tem um apelo muito forte para todas as bases, mas, principalmente, para quem está discutindo a sustentabilidade, o Código Florestal e a Agricultura Familiar. É importante discutir no cenário nacional, em especial na Amazônia, como os sistemas agroflorestais têm sido uma alternativa de sustentabilidade na agricultura", conclui Luis Mauro.
Texto: Rafaela Justino - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google
Foto: Reprodução / Google
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7180
Enviado por Guilherme carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário