sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

BNDES É SÓCIO DE MINERADORA ELEITA PIOR EMPRESA DO MUNDO

Da Justiça nos Trilhos com edição da Plataforma BNDES
Arte: Public Eye Award - "Nós transformamos as florestas tropicais em minas e represas." 
A mineradora brasileira Vale foi eleita pior corporação do mundo noPublic Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial. Criado em 2000, o Public Eye é concedido anualmente à empresa escolhida por voto popular em função de problemas ambientais, sociais e trabalhistas, durante o Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos.
O BNDES é sócio da Vale, com ações que dão diretamente ao Estado brasileiro poder de veto. Somadas ao bloco de recursos controlados pelos fundos de pensão, as ações do Banco permitem o controle do capital. Além disso, a companhia é considerada cliente especial na instituição financeira e possui diversos projetos aprovados sem a necessidade da ordinária análise do Banco. Veja aqui a crítica do ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, sobre o tema.
Em relação ao financiamento da empresa, parte expressiva é feita pelo Estado brasileiro, não apenas pela disponibilização de fundos via propriedade de ações da empresa como diretamente, via empréstimos do BNDES. Só para se ter uma ideia, em 2008, em meio a crise, o BNDES aprovou linha de crédito da ordem de R$ 7,3 bilhões, àquela altura representava o maior volume de crédito já concedido a uma única empresa em uma única operação na história do banco. Para a Vale, significava financiar cerca de 20% do total de investimentos da empresa.
Este ano, a Vale concorreu com as empresas Barclays, Freeport, Samsung, Syngenta e Tepco no prêmio organizado pelo Public Eye Awards. Nos últimos dias da votação, a Vale e a japonesa Tepco, responsável pelo desastre nuclear de Fukushima, se revesaram no primeiro lugar da disputa, vencida no dia 26 de janeiro com 25.041 votos pela mineradora brasileira.
De acordo com as entidades que indicaram a Vale para o Public Eye Award 2012 – a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale (International Network of People Affected by Vale), representada pela organização brasileira Rede Justiça nos Trilhos (organização do grupo operativo da Plataforma BNDES), e as ONGs Amazon Watch e International Rivers, parceiras do Movimento Xingu Vivo para Sempre, que luta contra a usina de Belo Monte -, o fato de a Vale ser uma multinacional presente em 38 países e com impactos espalhados pelo mundo, ampliou o número de votantes. Já para os organizadores do prêmio, Greenpeace Suíça e Declaração de Berna, a entrada da empresa, em meados de 2010, no Consórcio Norte Energia SA, empreendimento responsável pela construção de Belo Monte, foi um fator determinante para a sua inclusão na lista das seis finalistas do Public Eye deste ano.

Um comentário:

  1. Pelo que consta por aqui a VALE foi vendida e já não é mais de "CONTROLE" dos brasileiros. Verdade ou Mentira? Tanto que já aboliu o nome anterior de CIA. VALE DO RIO DOCE. Tem coelho nesse mato.

    ResponderExcluir