Em pequenos potes, na laje da casa e até mesmo na escola, o
aproveitamento de espaços na cidade para cultivar alimentos de forma
agroecológica, resgata práticas culturais relacionadas à agricultura e à
saúde, gera renda para as famílias e estimula práticas comunitárias de
partilha de conhecimentos. O Projeto Semeando Agroecologia, com o
patrocínio da Petrobrás, por meio do programa Petrobrás Desenvolvimento e
Cidadania, busca fortalecer a Rede de Agricultura Urbana do Rio de
Janeiro incentivando o intercâmbio e a difusão de experiências de
agricultura na cidade.
De onde vem a comida que comemos?
No entanto, a intensa urbanização das cidades brasileiras não sufocou
as práticas agrícolas; antes disso, trouxe agricultores e agricultoras
de diferentes regiões do país para morar nos centros urbanos. A
população de origem rural que reside nas cidades preserva práticas
culturais e, muitas delas, ainda cultivam seus alimentos, plantas
medicinais ou criam pequenos animais para reprodução de tradições
alimentares e de sociabilidade dos seus locais de origem nos espaços
intraurbanos.
A Rede de Agricultura Urbana
Dona Cleonice e Dona Varlene fazem parte desta Rede através da
Congregação Servas de Maria e desenvolvem, desde 2011, um trabalho com
jovens estudantes do CIEP Togo Renan em Campo Grande. Em uma parceria
com a escola, o projeto está implementando uma horta com os alunos nos
períodos em que eles não estão em sala de aula. Segundo Cleonice, ou
Cleo como é chamada por todos, o objetivo da Casa de Projetos da
Congregação Servas de Maria é levar para a escola um projeto de melhoria
da alimentação dos jovens através do cultivo e consumo de alimentos
saudáveis. “Nós já plantamos couve, tomate, salsa, mostarda, aipim,
batata doce e abóbora. Nós fazemos sucos diferentes como de inhame com
morango, limão com capim limão, para os meninos provarem outros sabores
não convencionais.”
A horta da escola conta com o apoio da equipe técnica do Projeto
Semeando Agroecologia, que já está organizando uma oficina de
compostagem com os jovens, suas famílias e os professores da escola para
ajudar na implantação de um sistema de coleta e processamento do lixo
cru produzido na escola para a produção de adubo para a horta. A
professora de Ciências, Carolina, também ficou animada com a horta da
escola e aposta que pode utilizar o espaço para fazer aulas práticas:
“Um minhocário seria muito bom para trabalhar alguns conteúdos de sala
de aula e o trabalho na horta pode complementar o nosso currículo
escolar.
A visita às famílias
Cleo conta que as atividades da escola são complementadas com visitas
às casas dos alunos para que as famílias possam entender um pouco mais
sobre o trabalho na horta e estimular o cultivo das plantas nos quintas
de suas casas, bem como o hábito de consumir alimentos mais saudáveis:
“Eu falo para os pais que devem continuar incentivando os meninos a
plantarem, pois é muito importante consumir estes alimentos saudáveis,
plantados sem agrotóxicos. Além disso, se eles plantam em casa já não
precisam comprar no mercado e é sempre um dinheiro que vão economizar.
Cleo aposta muito no incentivo que os filhos possam dar aos pais para
o cultivo dos alimentos, pois foi pela influência de seu filho João
Lucas e seu neto Dener que ela começou a plantar. Os meninos
frequentavam a “Casa de Projetos” da Congregação Servas de Maria onde
cultivavam uma horta junto com outros jovens do bairro e as primeiras
plantas do rico quintal da família de Cleo vieram de lá: “hoje tem muita
coisa no meu quintal, tem muita fruteira, couve, cará, erva-cidreira,
tomates, galinha, pato e uma compostagem e todo mundo trabalha junto no
quintal”. Hoje, o espaço cultivado pelos jovens da Congregação se tornou
unidade de produção, que é apoiada pelo Projeto Semeando Agroecologia.
João Lucas gosta de plantar e hoje, além do trabalho na unidade
produção, ajuda Cleo e Varlene nas oficinas do CIEP, que muitas vezes
junta mais de 20 estudantes para trabalhar a terra. Thalyson Gomes
mostra as mudas que trouxe de casa em uma garrafa Pet e conta animado
que o trabalho na horta vale pontos para a escola: “A gente ganha pontos
de participação e acaba melhorando a nota no final do semestre”.
A prática da agricultura urbana em suas diferentes dimensões mostra
suas potencialidades. A melhoria da alimentação e da geração de renda
indireta por meio da produção de alimentos saudáveis, aliados ao
envolvimento da juventude, pode trazer mudanças significativas tanto
para as escolas como para as famílias envolvidas, além de aproximar
alunos, famílias, professores e comunidade escolar em torno de um
projeto de melhoria da qualidade vida.
http://aspta.org.br/2012/04/semeando-a-agroecologia-nos-quintais-da-cidade/
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